KIT DE CIMENTAÇÃO ORTOPÉDICO BIO ENGENHARIA
Cód BKC | Reg. 80036750002

O Kit de Cimentação Ortopédico Bio Engenharia é um componente necessário facilitar a técnica de cimentação óssea nas cirurgias a seguir descritas.

O cimento acrílico (mistura do polímero e do monômero de metil-metacrilato) está indicado na fixação de próteses e outros tipos de implantes ao osso vivo em cirurgias ortopédicas do sistema músculo-esquelético. É amplamente utilizado nos pacientes portadores de ósteo-artrite, artrite reumatóide, artrite traumática, necrose vascular, anemia falciforme, doenças do colágeno, severa destruição articular secundária ao trauma ou outras causas, artroplastias de revisão de procedimentos prévios e como coadjuvante de fixação metálicas em fraturas patológicas.

A durabilidade dos implantes utilizados nestes casos está diretamente ligada a resistência do cimento ósseo utilizado. Desta forma, sugere-se que a mistura do cimento ortopédico seja feita através do Misturador de Cimento Ortopédico a Vácuo, cadastro a parte na Anvisa nº 80036750016.

Obs: O cimento acrílico não acompanha o Kit de Cimentação Ortopédico Bio Engenharia e possui registro a parte na Anvisa.

Instruções de Uso:
A adequada utilização de uma pistola injetora de cimento ortopédico requer uma mistura bem mais líquida do que quando aplicada manualmente. Além da possibilidade de ser injetada, a mistura líquida proporciona um melhor preenchimento das saliências e reentrâncias ósseas do canal medular, resultando em uma “pega” final mais eficaz.

Preferencialmente deve-se usar um Cimento de Baixa Viscosidade, que tem tempo de cura mais prolongado e mantém-se líquido por mais tempo. Este cimento, em temperatura ambiente de 22ºC, tem o seu endurecimento final obtido em torno de 10 minutos após o início da mistura.

Caso exista a impossibilidade de uso do cimento de baixa viscosidade, conforme recomendado, o cimento ortopédico deverá ser resfriado, para que haja retardo no seu tempo de cura. O tempo e a temperatura de resfriamento para retardo da cura varia de fabricante para fabricante, sendo que o mesmo deverá ser consultado neste caso.

Recomenda-se a utilização de duas doses de cimento ortopédico de baixa viscosidade.

1. Misture o monômero e o polímero de metilmetacrilato usando o Misturador de Cimento Ortopédico a Vácuo, cadastro a parte na Anvisa n° 80036750016, durante 45 segundos. Se não for utilizado um cimento de baixa viscosidade, o tempo de mistura deverá ser menor.

OBS.: Se houver dificuldade no momento do fechamento da tampa do Misturador a Vácuo e as aletas de vedação não encaixarem, significa que o eixo da hélice não está bem encaixado no seu sulco de rotação, no fundo do pote. Gire a tampa levemente para trás, que o encaixe ocorrerá e as aletas de vedação se alinharão;

2. Após o tempo adequado de mistura, abra o misturador e transfira o cimento com consistência ainda líquida para o Refil injetor, com ajuda da pá do Misturador de Cimento Ortopédico a Vácuo, cadastro a parte na Anvisa n° 80036750016.Em um dos lados do Refil já está colocado o Êmbolo e no outro lado (da rosca) acople o Funil para facilitar a transferência do cimento.

3. Retire o Funil e nesta extremidade do Refil, coloque a Ponteira Injetora, pressionando-a para baixo, para um engate rápido e, somente depois, rosqueie.

4. Prepare a Pistola Injetora para receber o Refil com a Ponteira Injetora, recuando o eixo central da mesma. Para tanto, pressione contra o cabo da pistola, a parte inferior da lingueta, situada atrás da pistola. Não aperte o gatilho durante este passo.

5. Coloque o Refil com a Ponteira Injetora montados na pistola Injetora.

6. Passos para a cimentação:               
   º Introduza a Ponteira Injetora até a altura desejada do canal femoral;
   º Ajuste o Compressor para que tampe o fêmur
   º Comece a injetar o cimento e, simultaneamente, vá recuando a Pistola Injetora até o final da cimentação;
  OBS.: Normalmente, a própria pressão do cimento contra o canal faz com que a Pistola Injetora recue.

7. Para retirada do Refil, recue o eixo conforme passo 4.

8.Utilize o pilão limpador para limpar a Ponteira Injetora e ter um melhor aproveitamento do cimento ortopédico

9. Introduza a prótese com o auxílio do Aplicador de Prótese. 
 OBS.: Para limpeza do canal medular, faz parte do Kit uma Escova para Limpeza do Canal   Medular. Se necessário comprimir o cimento na cimentação do acetábulo, também faz parte do kit um Botão de Pressurização Acetabular.

Downloads

LAUDO ANÁLISE DE AGENTES QUÍMICOS

TÉCNICA DE CIMENTAÇÃO A VÁCUO

INSTRUÇÕES DE USO

Componentes

Escova

Funil

Botão de pressurização Acetabular

Aplicador

Conjunto Injetor (tubo, bico injetor pilão limpador, êmbolo, compressor)