SUSTENTABILIDADE
A Bio Engenharia possui Licença de Funcionamento da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de São Leopoldo – SEMMAM e trabalha dentro dos parâmetros ambientais exigidos pela legislação vigente.
Possui uma Central de Resíduos, onde os mesmos são armazenados e separados por tipo até a sua destinação final. Tem, ainda, implementado um Programa de Gestão de Resíduos, onde é definido o destino e o tratamento adequado para cada resíduo gerado. Para a destinação de uniformes descartáveis não contaminados, óleo de máquinas e cavacos de produção, a empresa trabalha com empresas autorizadas pela FEPAM-RS para transporte, descarte e tratamento destes resíduos.
Possui, também, cinco reservatórios de armazenamento de água das chuvas para reuso.
Para economia de papel, tem desenvolvido novas sistemáticas de armazenamento de informações e registros, visando gerar cada vez mais uma redução no número de impressões.
Seus efluentes descartados da produção são ensaiados em laboratórios autorizados para comprovar a sua conformidade com a legislação. Seus resíduos não recicláveis, vão 99 % para coprocessamento, evitando o acúmulo de lixos em aterros sanitários.
Pensando, ainda no meio ambiente e em um melhor ambiente de lazer para os funcionários, a empresa possui um local próprio para refeições e lazer, cercado pela natureza e por um lindo jardim.
E, dando mais um passo em direção a preservação do meio ambiente, a Bio Engenharia fez um investimento e trocou sua fonte de geração de energia para energia solar, que é considerada uma fonte de energia alternativa, renovável, limpa e sustentável. A Energia solar fotovoltaica é a energia elétrica produzida a partir do calor e da luz solar. Quanto maior a radiação solar nas placas solares, maior será a quantidade de energia elétrica produzida.